Ao realizar as compras no supermercado nos deparamos com uma prateleira de pães, além dos expostos na padaria. Nesse momento, é comum nos perguntarmos qual o melhor tipo de pão, principalmente para quem busca uma vida mais saudável.

Por isso, quer descobrir como escolher o melhor pão do mercado? Leia esse artigo e escolha de maneira eficiente.

Quais pães são mais nutritivos e por quê?

Existem vários tipos de pães que são nutritivos. Geralmente são aqueles que possuem menos aditivos químicos, como conservantes e melhoradores de farinha, que aumentam a sua durabilidade. Esses tipos de pães entram na categoria de ultraprocessados, por isso o ideal é evitar esse tipo de alimento.

A gordura vegetal hidrogenada (gordura trans) em grandes quantidades informada na tabela nutricional do alimento é um outro ponto a ser observado, pois podem causar danos à saúde se consumido em grandes quantidades.

Confira sempre a tabela nutricional e não deixe se levar por rótulos que enaltecem que o pão possui 15 ou 20 grãos, isso não quer dizer que ele seja rico em fibras, por exemplo. Algumas sugestões de pães que podem ser nutritivos e mais saudáveis são:

Pães brancos: 

Os tradicionais pães de forma brancos e os pães franceses, são reconhecidos por serem feitos com a farinha branca, ele é mais rico em carboidratos e possui menos fibra sendo uma ótima opção para quem pratica exercícios físicos de forma regular.

O carboidrato é uma poderosa fonte de energia, além de ser ótimo para pós-treino para a recuperação do glicogênio muscular que perdemos durante o treino.

Pães de forma integral:

Os pães integrais foram feitos para pessoas que se preocupam com a saúde, sendo feito com farinha de trigo integral, possui fibras, ideal para um bom funcionamento do intestino, saciedade e ajudando a controlar os níveis de açúcar no sangue.

Um exemplo é o pão 100% integral tradicional, é um dos melhores pães integrais para se comer, possui poucos conservantes e não contém gordura vegetal hidrogenada.

Pães de forma de milho:

Os pães de milho tem como um diferencial a farinha de milho, mas mesmo assim ainda possui a farinha de trigo, ideal para quem busca um pão mais adocicado. Como destaque temos o pão de milho casa da vó, apresentando mais fibras e menos conservantes em relação aos concorrentes.

Pães com grãos:

Os pães com grãos possuem ainda mais fibras e proteínas, além de vitaminas e minerais antioxidantes. Um ótimo exemplo é o pão integral 12 Grãos, é rico em fibras e possui pouco conservante.

Bisnaga:

As bisnagas ou bisnaguinhas, são comuns em lanches escolares ou até mesmo no café da manhã, mas por ser alimento ultraprocessado devem ser consumidos moderadamente.

Uma boa opção é a bisnaguinha tradicional, que possui um maior teor de fibras, além de fonte de vitaminas e minerais.

AD 4nXcyXbrw3i2URRjIaqeW X ri1w4OIW2n8XIUpGLUbKOBLhrdIn uAXpieXXK6vj8dBMUXwGvcEB0cno

Café da manhã: Qual pão combina melhor com sua rotina matinal?

O café da manhã é um grande aliado para ajudar na sua rotina matinal, por isso é importante um café da manhã bem reforçado. Por isso separamos algumas dicas para melhorar a sua rotina matinal:

  • Incluir uma fonte de proteína: Junto ao pão colocar uma fonte de proteína, como ovos mexidos, queijo fresco (como a ricota).
  • Escolha carboidratos: Pão integral ou de centeio, aveia, frutas ( maçã, pera ou banana).
  • Adicione gorduras saudáveis: Gorduras boas ajudam na saciedade e a absorver vitaminas. Inclua pequenas porções de gordura saudável como abacate, linhaça, amêndoas, nozes ou um fio de azeite na hora de cozinhar.
  • Escolha combinações saudáveis: Como tigela de iogurte natural com frutas e sementes, aveia com frutas ou torrada de pão integral com abacate e ovo.

Compensa investir em pão light ou sem açúcar?

A escolha pode variar com os seus objetivos, mas na prática tanto o pão light quanto o sem açúcar não possui muita distinção com os demais pães, em especial os que foram citados.

Isso porque qualquer produto light tem redução de 25% de alguns dos ingredientes, que pode ser sódio, carboidrato ou gordura, mas no caso do pão essa redução não é tão significativa.

Já os pães sem açúcar, os ingredientes como o carboidrato da farinha quanto o açúcar viram glicose no sangue, então ser sem açúcar no fim das contas não faz diferença nenhuma, isso porque a quantidade usada em uma receita é de uma colher de sopa.

Ao escolher um pão considere a qualidade e a composição nutricional. Pães que são feitos com farinha integral, sementes e grãos são uma ótima alternativa para uma alimentação saudável.

Isso porque ele normalmente é mais nutritivo e rico em fibras. Evite pães ultraprocessados com grande quantidade de ingredientes como aditivos e conservantes.

Para mais dicas e informações como essa entre no blog do Bretas Supermercados e encontre uma variedade de artigos úteis para o dia a dia, aproveite e baixe o nosso app.